O que é o "Alternative Rio"?

O Blog Alternative Rio veio para mostrar a cidade do Rio de Janeiro principalmente através de pontos de vista "alternativos", mas que não devem nada para os "tradicionais".
Mostrará pontos turísticos pouco conhecidos da cidade, mas que mesmo assim são bonitos.
Mostrará visões não-habituais de pontos turísticos já conhecidos.
Mostrará visões da cidade através de meios "alternativos" (como de dentro da boleia de um caminhão, de cima de patins em movimento, de janelas traseiras de ônibus, etc).
Por enquanto, o blog ainda está em construção. Mas, em breve vocês irão ver muito conteúdo.
Não deixem também de assinar também o nosso canal no Youtube (Alternative Rio Midia).

quinta-feira, 30 de junho de 2016

Recanto dos Bichinhos - Um reduto de tranquilidade em meio à agitação tijucana

Nem todo mundo sabe, mas, em meio à agitação do bairro da Tijuca (próximo à Praça Saens Peña) existe um reduto de tranquilidade cheio de árvores e água fresca. Trata-se da Praça Hans Klussmann, conhecida como "Recanto dos bichinhos".

Essa praça fica situada no final da rua Sabóia Lima, perto do colégio Batista Shepard, a MENOS DE UM QUILÔMETRO E MEIO DA PRAÇA SAENS PEÑA.

No local, há muitas árvores, vários bancos, um coreto e bichos de alvenaria para crianças brincarem, além de um conjunto de "piscinas" formado pela cabeceira do rio Trapicheiros, que nesse trecho é LIMPO E DE ÁGUAS CRISTALINAS.

Com todas essas características, a Praça Hans Klussmann é um local ideal para levar crianças, fazer piquenique e até tomar banho de rio em dias quentes. Caso planeje tomar um banho de rio deve-se ter o cuidado de verificar se tem chovido dias antes, pois em casos de estiagens prolongadas, o rio fica praticamente seco.

A natureza no local é um espetáculo à parte. Se o visitante ficar atento, pode ver micos nas árvores, bem perto da área de visitação.

Além disso tudo, a praça conta com um imponente (mas não muito alto) escorregador em formato de dinossauro. Até um adulto (magro) pode escorregar nele.

O acesso se dá pela rua Sabóia Lima. Essa rua começa no topo da rua José Higino (no ponto final do ônibus 409). A subida demora cerca de 5 a 10 minutos (do ponto final do ônibus até a praça), e a rua É PAVIMENTADA. Moleza até para quem não tem preparo físico.

Para quem for de metrô, uma dica importante é desembarcar na estação SAENS PEÑA (nada de desembarcar na estação Uruguai) e pegar o ônibus 409 ou um táxi (há um ponto de táxi bem na Praça Saens Peña, praticamente em frente à esquina da rua General Roca com a rua Desembargador Izidro), ou então, ir à pé pelas ruas Conde de Bonfim, Henry Ford e Desembargador Izidro. A rua José Higino no trecho entre o metrô Uruguai e o colégio Batista É DESERTA DEMAIS. O mapa do trajeto ideal à pé está logo abaixo. Na volta, faça o caminho inverso (e há um ponto de táxi na praça que fica NA BASE da Sabóia Lima, em frente ao ponto final do ônibus 409).

Para quem quiser ir de carro, a praça conta com estacionamento junto à área de visitação (o que permite inclusive, que o visitante possa admirar a praça sem sair do seu veículo). Já para quem quiser ir de van alugada/própria ou de ônibus alugado/próprio, o ideal é estacionar na rua Henry Ford ou em alguma rua calma próxima (Barão de Pirassinunga, Guapiara, Silva Guimarães ou Enes de Souza) e seguir à pé até a praça (pois a Sabóia Lima é estreita e sinuosa, e é praticamente impossível estacionar veículo grande junto à praça Hans Klussmann).




Confira as fotos:




Um dos acessos para a parte baixa da praça (onde passa o rio Trapicheiros)

Rio Trapicheiros

"Piscina" formada pelo rio Trapicheiros

Rio Trapicheiros

Antiga represa no rio Trapicheiros

Parte baixa da praça, onde passa o rio Trapicheiros







O imponente escorregador

Escada do imponente escorregador

Descida do imponente escorregador



Nenhum comentário:

Postar um comentário